BEM - Biblioteca Engenho do Mato comemora 10 anos com um dia inteiro de atrações culturais nesse sábado


Baile Charme na BEM com a Wolf Crew (Foto: Sérgio Odilon)


A BEM - Biblioteca Engenho do Mato abre suas portas ao público para mais uma edição do Festejo EcoCultural, evento gratuito que irá acontecer nesse sábado (05/08). 

Com uma programação diversificada para todas as idades, o festejo terá 10 horas de duração, indo das 10h da manhã até às 20h, com oficinas, participação de coletivos, artistas convidados, representantes do Graffiti (artes visuais), MC's (poesia), DJ's (música), B-Boys (dança), com direito a Baile Charme e a presença de representantes da cultura local, na Região Oceânica de Niterói.

O Festejo EcoCultural é uma iniciativa da Ecoarte Produções, com objetivo de envolver mais a comunidade do entorno do Parque Estadual da Serra da Tiririca nas ações de educação ambiental através da arte. 

O evento é aberto ao público, e a ideia é que os moradores da região do Caminho Darwin se apropriem desse território e participem dos festejos culturais não apenas como expectadores, mas como parte integrante, tendo um papel de relevância na produção do conhecimento.

Aila Ailita na BEM (Foto: Sérgio Odilon)

Valorizando a cultura local

Para compor a programação, a gestora do projeto Bruna Galassi convidou personagens dessa teia, como a Roda Cultural do Engenho do Mato que também completa 10 anos de atuação comunitária. 

No contexto do cinquentenário da Cultura Hip Hop, a Roda Cultural do Engenho do Mato chamou a grafiteira Aila Ailita e o grafiteiro MC Coé para renovarem o painel de frente da BEM. 

A participação da Roda Cultural do Engenho do Mato no Festejo EcoCultural conta ainda com Garcia como Mestre de Cerimônias, DJ Gravina, oficinas de danças urbanas e Baile Charme com a Wolf Crew. 

MC Garcia no Festejo EcoCultural (Foto Sérgio Odilon)


Entre os convidados pela curadoria do evento, a turma de Kung Fu, com os professores voluntários Estela e Ivan Cardoso, uma apresentação da turma especialmente para a ocasião. Além das artes marciais, acontecerão atividades de educação ambiental, como a oficina de compostagem e banhos aromáticos com o coletivo Canteiro Urbano. 

E para as crianças, a Rede Cria, com a produtora Ana Clara Costa promovendo o circuito de trocas e brincadeiras tradicionais. Também voltada para a criançada, o público poderá participar na Oficina de artesanato e reaproveitamento de resíduos com a arte-educadora e ambientalista Hanna Marchon. 

Rede Cria no Festejo EcoCultural (Foto Sérgio Odilon)


O evento terá ainda a exposição Parangolé, com Simone Nascimento, lançamento do livro Territórios-rede em movimento: a ocupação da Biblioteca Engenho do Mato, de autoria da geógrafa Luísa Marques, isso sem contar o show do grupo Palha de Milho, que na última edição emocionou o público presente. 

Quem chegar na Praça do Engenho do Mato nesse sábado de manhã (05/08) irá sentir a movimentação cultural. Desta vez a produção contará com o apoio do grupo Teatralmente na parte da sonorização.

"Mais do que um evento que passe, queremos promover um dia que agregue conhecimento, transformações e melhorias" afirma a organizadora da Roda Cultural do Engenho do Mato, que também é voluntária na Biblioteca.

Já Bruna destaca que a arte tem um papel importante e que age como potência transformadora, trazendo autoestima, senso de pertencimento e o engajamento socioambiental. 

"No momento que a produção dos eventos passa a se tornar uma ação comunitária, não apenas democrática e inclusiva, oferecemos espaço e voz para artistas e produtores locais", comenta a gestora do projeto.

Bruna Galassi, gestora do projeto (Foto: Sérgio Odilon)

O projeto do Festejo EcoCultural é uma realização da Ecoarte Produções, em parceria com o Instituto Floresta Darcy Ribeiro – Amadarcy, Parque Estadual da Serra da Tiririca – PESET  e Secretaria das Culturas de Niterói, sendo incentivado pela Ecoponte.

A BEM - Biblioteca Engenho do Mato fica localizada em frente à Praça do Engenho do Mato, em Niterói. Confira abaixo a programação completa.     

SÁBADO 05/08 🎈
Festejo ECOCultural em comemoração aos 10 anos da BEM - Biblioteca Engenho do Mato 🎉
✨ Evento aberto ao público com atividades gratuitas!

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO 👇
10h às 11h - Apresentação de Kung Fu, com os Professores Estela Cardoso e Ivan Cardoso.
11h às 12h - Oficina de compostagem e banhos aromáticos, com a Canteiro Urbano.
10h às 15h - Roda Cultural do Engenho do Mato convida os Grafiteiros Aila Ailita e Coé.
A partir das 14h - Roda Cultural do Engenho do Mato convida DJ Gravina.
14h às 15h - Oficina de Artesanato com reaproveitamento de resíduos, com Hannah Marchon.
15h - Show Palha de Milho (com Guilherme Bedran, Fernando Bittencourt, Paulão Menezes e Cláudio Monnerat).
16h - Rede Cria realiza brincadeiras antigas e convida a Brincante, Simone Nascimento.
17h às 18h - Roda Cultural do Engenho do Mato convida o projeto Hip Hop 220 Wolf Crew RJ. Oficinas de Breaking (com Bruno Tafari) e Dança Mix (com Vitor Dance e Mayara Ylo).
18h às 20h - Roda Cultural do Engenho do Mato realiza o Baile Charme com DJ Mayara Ylo, e os B-Boys Bruno Tafari e Vitor Dance (Wolf Crew).
📖 Lançamento do livro *Territórios-rede em movimento: a ocupação da Biblioteca Engenho do Mato* de autoria de Luísa Marques Dias.
👚♻️ Exposição Parangolé, com Simone Nascimento (figurinos feitos com materiais recicláveis)

Gratuito✨

Comentários

Postagens mais visitadas