Quem somos


A Roda Cultural do Engenho do Mato é um encontro comunitário de livre manifestação da cultura Hip Hop, realizado na Praça Irênio de Mattos Pereira, no Engenho do Mato, com periodicidade mensal, totalmente gratuito, sem qualquer restrição à circulação das pessoas e com responsabilidade de transformação do território.  A Batalha do Engenho surgiu em 2013, com a Roda Cultural do Engenho do Mato, pioneira na doação de livros em batalhas de MCs, e fundamental, por exemplo, para o surgimento da BEM – Biblioteca Engenho do Mato no mesmo ano. O encontro mensal funciona como uma base do movimento Hip Hop em Niterói, com forte poder de replicação, impactando diretamente na autoestima das pessoas, especialmente nas juventudes, além de gerar visibilidade ao transformar vidas e espaços abandonados.
O projeto acontece há sete anos seguidos, de maneira colaborativa com diversas parcerias. Há apoio da BEM – Biblioteca Engenho do Mato com pessoal voluntário, doação de livros e estrutura.
Atualmente uma das rodas culturais mais tradicionais do estado, em 2019 a Batalha do Engenho entra no Circuito Estadual das Rodas Culturais do Rio de Janeiro, somando um total acima de cem edições na Praça do Engenho do Mato. O evento já recebeu nomes como MC Marechal, Nissin (Oriente), Caixa Baixa, Sant, ADL, Nocivo Shomon e muitos outros, fomentando o desenvolvimento de artistas locais e atraindo visitantes.


CANAL da @batalhadoengenho.rj no YouTube

Comentários

Postagens mais visitadas