Roda Cultural do Engenho do Mato comemora 10 anos de Hip Hop no 1º Festejo ECOCultural 2023

Show: MC Garcia com o Coral da Biblioteca Engenho do Mato, Corpo Vocal CantaBEM.

A Roda Cultural do Engenho do Mato - Batalha do Engenho comemora 10 anos de (r)existência no território, e para celebrar a marca junto à BEM - Biblioteca Engenho do Mato, a Roda Cultural estará de volta no próximo dia 20 de Maio (sábado), integrando a programação do 1º Festejo ECOCultural 2023 | Ecoarte no Caminho de Darwin.

O Festejo vai acontecer na BEM, que é uma biblioteca comunitária criada em 2013 por meio da arrecadação de livros, dos mutirões comunitários e de uma mobilização estimulada inicialmente pela Roda Cultural do Engenho do Mato, com a ajuda de representantes da cultura Hip Hop, como grafiteiros/as, DJ's, MC's e B-Boys, pessoas engajadas e dispostas a arregaçar as mangas, a fim de transformar um espaço abandonado num lugar para compartilhar o Conhecimento.

Conheça a BEM - Biblioteca Engenho do Mato no vídeo a seguir: 


Atualmente a BEM - Biblioteca Engenho do Mato é uma  autogestão formada por trabalhadores/as do Engenho do Mato e bairros vizinhos, contando com dezenas de voluntários, atividades gratuitas, centenas de usuários e um acervo de aproximadamente 5 mil obras arrecadadas e disponibilizadas diariamente ao público.

O evento conta com uma programação interativa acontecendo no salão e no pátio, com a participação de projetos que movimentam o espaço regularmente, como a Rede Cria (com a produtora Ana Clara Costa) e o Coral Grupo Vocal CantaBEM (com o professor de canto e coralista, Duda Gutterres). 

A Roda Cultural do Engenho do Mato é um dos projetos convidados, atraindo a cultura de rua para o evento.

DJ's Daniel DW e Leo Gravina, diretamente da Roda de Ragga da Cantareira. 

Como não poderia deixar de ser, a Roda Cultural do Engenho do Mato se orgulha muito dessa rede cada vez mais potente e numerosa.

Com produção de Aline Pereira, e a presença representantes dos cinco elementos do Hip Hop (Graffiti, B-Boy, DJ, MC e Conhecimento de Rua), a Roda Cultural fará parte da programação em meio a um dia inteiro de atividades.

MC Coé irá grafitar a Biblioteca Engenho do Mato 

As realizadoras do evento e produtoras da Ecoarte, Hanna Marchon e Bruna Galassi explicam que o projeto acredita na valorização da cultura local como forma de preservar o uso sustentável da região. 

Roda de Conversa sobre Uso Sustentável 

Assista ao vídeo a seguir, e saiba mais sobre o projeto Ecoarte Produções (No Caminho de Darwin).

O I Festejo EcoCultural do Engenho do Mato em 2023 será apenas o começo de um semestre intenso, com muitas atividades culturais na Região Oceânica de Niterói. 

Em todas as edições do ano, a Roda Cultural do Engenho do Mato irá participar, exaltando a união dos elementos do Hip Hop, e uma ótima novidade é a presença do produtor, DJ, palestrante e dançarino Vitor Wolf, junto com os B-Boys da Wolf Crew. 

Os B-Boys Vitor Wolf e Bruno Tafari são presenças confirmadas.

Além dos B-Boys, o evento irá contar com os grafiteiros Rine Menezes e Tiago Tosh, e para completar o time, Aila Ailita, representante do Graffiti feminino. 

A produtora da Roda Cultural do Engenho do Mato, Aline Pereira, acredita que até o final da temporada a Biblioteca já estará de cara nova. 

O evento é gratuito e conta com atividades para a criançada. 

Aila Ailita irá grafitar a Biblioteca

Completando o time, o fotógrafo e artista plástico Sérgio Odilon (que apoia os projetos da Roda e da BEM, desde o início) fará a cobertura das atividades da Roda Cultural do Engenho do Mato e do evento em geral.

Por suas contribuições à cultura nesses 10 anos, a Batalha do Engenho recebeu Moção de Aplausos da Câmara Municipal de Niterói, e também cabe lembrar que a Roda Cultural do Engenho do Mato - Batalha do Engenho é considerada uma prestadora de Serviços da Área de Cultura, Lazer e Turismo, que atua no Circuito Turístico Caminhos de Darwin, tombado como Patrimônio Imaterial Cultural em 2012 (Lei 2986), localizando-se no Engenho do Mato, em Niterói. 

Confira abaixo a programação completa do evento.

Serviço:

I Festejo ECOCultural 2023

Local: BEM - Biblioteca Engenho do Mato

Data: 20 de Maio (sábado)

Horário: 10h às 20h


Programação:

▪ Graffiti com Aila Ailita, Tiago Tosh, Rine Menezes e MC Coé

▪ Oficina de compostagem e banho de ervas aromáticas

▪ Feira de trocas de Produtos Agroecologicos e de mudas de plantas 

▪ Circuito de Trocas da RedeCria 

▪ Oficina de Artesanato com reaproveitamento de resíduos 

▪ Apresentação do grupo musical Palha de Milho 

▪ Roda de Conversa com exibição do vídeo do projeto no telão (Tema: a cultura local como um Caminho para a preservação e o uso sustentável da região).

▪ DJ Daniel DW - Visto Rasta e DJ Gravina

▪ B-Boys Vitor Dance, Bruno Tafari - Wolf Crew

▪ Show MC Garcia e Coral Grupo Vocal CantaBEM

20h - Encerramento

Comentários

Postagens mais visitadas