A BATALHA DO ENGENHO TÁ ON #1 - ESTREIA
A Batalha foi linda! A ideia inicial era apresentar todo o conteúdo para o nosso público em apenas um único vídeo, porém como ficou muita coisa, decidimos organizar esse material numa série de entrevistas, depoimentos e, claro, as melhores rimas. Preparem-se!...
E não foi uma decisão fácil... A Batalha do Engenho convidou MC's de Niterói, com a curadoria do Zenin MC @zenin0, reunindo para um bom combate Daniel, Efipe, JG e Shark. Quem acompanhou a Batalha do Engenho RJ em 2019 já sabe como ficou o ranking: Confiram aqui no link.
Roda Cultural do Engenho do Mato/Foto: Beto Barcellos |
Com o início da nova temporada, zeramos o game para 2020, e os MC's estão sendo convidados pela curadoria da BDE, considerando-se o desempenho de cada um em geral nas batalhas de Niterói ano passado e, claro, MC's que já tenham participado na BDE RJ.
Algumas pessoas comentaram no Instagram @batalhadoengenho.rj “Por que não tem nenhuma mulher batalhando?” Acreditamos que essa é uma pergunta importante, e a nossa resposta vem em forma de convite para elas: Mulheres e meninas que batalham (cis ou trans) mandem mensagem no nosso Direct que iremos entrar em contato.
Quem preferir pode mandar um email para:
rcem.producao@gmail.com
Então, o papo foi dado, voltemos ao programa, e agora vamos falar um pouco sobre o júri técnico da Batalha do Engenho. Os jurados foram escolhidos por voto da equipe, sendo eles:
CK é poeta, MC e organizador da Batalha da Marina, em São Francisco, participa ativamente na articulação das rodas de rima em Niterói e na Liga das Rodas Culturais do RJ. Participou na produção da pré seletiva para o Duelo de MC's Nacional 2019, que aconteceu no Teatro Popular de Niterói.
Como se trata de um desafio temático e ao mesmo tempo cabe o ataque e a resposta, os critérios técnicos de avaliação levam em consideração o equilíbrio nas escolhas dos MCs (por exemplo, o uso do tema, técnicas, oportunidades etc), sendo vedado qualquer tipo de preconceito no Freestyle.
Os jurados detalharam os critérios em uma entrevista que estará disponível no nosso canal e no nosso perfil do Instagram, falaremos mais sobre isso em breve. Agora, vamos à Batalha...
De volta à Batalha... MCs a postos, cada qual atrás da linha de distanciamento, e todos os microfones higienizados com álcool.
Cogu sorteia Daniel e JG.
Apenas no momento do Freestyle, os MC's puderam tirar as máscaras fornecidas pela BDE, respeitando-se o protocolo de segurança e saúde.
Par ou ímpar, JG começa e consegue atacar rimando dentro dos temas, e Daniel responde se defendendo e contra-atacando. JG volta para a réplica e consegue bom resultado no contra-ataque, por sua vez, Daniel se mantém estável rimando nos temas durante a tréplica, mas para os dois jurados técnicos deu JG dessa vez. JG para a próxima fase.
A batalha seguinte foi entre Efipe e Shark, que também são dois MCs de Niterói.
Os temas da fase 2 foram: DIREITOS HUMANOS e RACISMO.
Efipe começa e consegue atacar aproveitando bem os temas, porém Shark tem bom desempenho no contra-ataque.
Efipe consegue manter os temas e a qualidade do contra-ataque na sua tréplica, e por unanimidade garante o terceiro round.
Na terceira rodada, com temática livre, Shark se garante no bate-volta, mantendo-se na Final. Shark para a próxima.
Antes da Final, teve a live da Polly Moreno, cantora e compositora de Niterói, que apresentou seu trabalho autoral, com influências da MPB e da música gospel, dona de uma voz poderosa. Seu último lançamento saiu em agosto, confiram!
Só temos a agradecer pela sorte de encontrar uma estrela como Poly Moreno pra chamar de nossa diva. Entrevista completa e live da Poly Moreno na BDE TÁ ON disponíveis em breve no nosso canal e Instagram.
Então, sem mais delongas, é isso... Vamos à Final:
A Final entre Shark e JG pegou fogo!Dois MCs com ótimo desempenho em ataques e respostas, sem sair do tema, ambos com títulos importantes em batalhas de Niterói e outras cidades, por onde quer que passem. Um duelo como esse, claro, iria pedir o terceiro round e assim foi... Mesmo sem a presença da plateia, os MCs rimaram com muita carga de energia e fome de vitória. Nossa equipe de produção teve que se segurar pra não fazer barulho durante as filmagens.
No terceiro round com tema livre e bate-volta, um duelo muito equilibrado, e a gente não vai contar tudo, confiram no vídeo quem foi o grande Campeão da Batalha do Engenho TÁ ON #1, ganhou o beat do Johnson e a vaga na grande Final concorrendo à premiação surpresa, que só iremos revelar no momento certo...
Conheçam o último lançamento com assinatura de @johnson pelo selo MDM – Meio do Mato. Ouçam!
Está sendo uma satisfação imensa trabalhar com esse time. Fazer aquilo que a gente ama ao lado de quem a gente admira é de fato bom para a saúde mental de qualquer pessoa. Então, mesmo com os desafios encontrados, a gente cumpriu a nossa missão trazendo o programa até vocês. Foi apenas o primeiro de muitos programas da nossa querida Batalha do Engenho, então agradecemos mais uma vez pela compreensão, com a prática vai ficar melhor a cada dia, certo?! Daquele jeitãaao!!!
Fiquem agora com o programa BDE TÁ ON!! Assistam:
Agradecimento: Prefeitura de Niterói, Roda Cultural do Engenho do Mato, equipe de produção, equipe artística, Aline Pereira @alinepereira.cultura, Zenin @zenin0, Cogu @cogumc, Marciano @marcianoficial, DJ Higor Sipá @hgsipa, Luana Catinin @arrteira, Laiz Attianezi @fakelaiz, Beto Barcellos, Ines Aciolly, Augusto José M. Junior, aos jurados MC Garcia e CK Araújo, Johnson @beatbyjohnson, MC's Efipe, Shark, JG e Daniel, à cantora e compositora Polly Moreno @poly_moreno e o músico Dhiego Castro. Salve para Leo Piaba, Alex Venerabile, Rubens, nosso muito obrigado pela parceria de sempre, BEM – Biblioteca Engenho do Mato @bembiblioteca, Ganga @ganga.contato, MDM – Meio do Mato @meiodomatoprod.
Comentários
Postar um comentário